Você já deve ter ouvido falar em telha sanduiche, ou telha termoacústica. Mas afinal o que é, e para que serve esse material? Vamos sanar essa dúvida!
Esse tipo de material reúne algumas propriedades que isolam ruídos e temperaturas. Esta opção vem se popularizando muito, pois diminui o barulho da chuva em um escritório, por exemplo, e também ajuda a manter a temperatura de um ar condicionado ligado, outro exemplo! Proporcionando assim, uma economia considerável no consumo de energia elétrica.
Outras vantagens que pode-se elencar é o acabamento diferenciado na estética da obra proveniente do formato da telha aparente, a fabricação das telhas conforme medida e a pintura que pode ser feita posteriormente na cor que o cliente desejar.
A telha sanduiche é composta por duas chapas de telha metálica (aço galvalume) e no meio delas é colocado uma placa de EPS (isopor). A espessura do EPS é de 30mm e se encaixa no modelo da telha, seja TP 40 ou TP 25.
Aparentemente, não muda a estética do ambiente. Mas a mudança se manifesta justamente no isolamento do barulho e de temperaturas.
Ah, e só para complementar, o EPS é um tipo de plástico fabricado a partir da polimerização do estireno (derivado do petróleo) em água. O produto final são pérolas de até 3mm de diâmetro, que se destinam à expansão. Nesse processo de transformação, essas pérolas aumentam até 50 vezes o seu tamanho, por meio de valor, moldando-se em diversas formas. (FONTE EPS BRASIL)